BLOG

Alunos Protagonistas de Verdade!

Veja como fazer isso em sua sala de aula!

COMO VOCÊ DEFINIRIA UM 'ALUNO PROTAGONISTA' SEM USAR A PALAVRA 'PROTAGONISTA'?

Em uma live com este tema, percebemos a dificuldade de definir essa idéia. Depois de algumas trocas de ideias chegamos a uma sequência de palavras-chave.

aluno protagonista

VEJA AQUI ALGUMAS DELAS:

Ativo, atuante, agente, decisor, pensador, central, construtor, executador, elaborador, ativo, etc.

Então, vejamos alguns conceitos básicos sobre este tema:

Em qual das imagens acima você consegue visualizar melhor alunos em situação de protagonismo?
Vamos entender melhor comparando as idéias de ‘protagonista’ e ‘coadjuvante’.

Na maioria dos momentos e práticas de sala de aula, o aluno tem sido apenas coadjuvante, com papéis de ‘recebedor do conhecimento’, em um cenário muito passivo e não-criativo.

Para darmos espaço para alunos protagonistas, precisamos de práticas educacionais diferentes das existentes hoje como ‘aulas expositivas’ seguidas de ‘exercícios de fixação’.

O aluno protagonista está envolvido em atividades que demandem exercitar sua capacidade interpessoal e relacional com outras pessoas. Atividades que demandem troca de idéias e colaboração são muito interessantes.

Também é um aluno inserido em atividades que conjuguem o conhecimento com propostas de ação e criação. Os trabalhos com projetos e criações na linha ‘maker’ são muito úteis para atingir esse resultado.

O aluno protagonista toma decisão junto com o professor sobre como serão os desdobramentos das sequências de aulas ou fases consecutivas de projetos e atividades propostas pela disciplina.

Finalmente, para fazer com que os alunos assumam uma posição central em sala de aula, temos que inseri-los em momentos reflexivos, debates e troca de idéias. O uso de enquetes e pesquisa de opinião são formas bem simples de iniciar este tipo de trabalho.

MAS TEMOS QUE TOMAR CUIDADO:

Não queremos alunos em disputa com outros. No processo de protagonismo, podemos cair na cilada de gerarmos os ‘protagonistas’ e os ‘antagonistas’.

O desafio é gerar processos em que a colaboração seja incentivada; e não a competição.

SÓ VENCEMOS TODOS JUNTOS: UNINDO FORÇAS!

Quer ver o treinamento completo?

Lúcia Rodrigues Alves

VAMOS NOS CONECTAR ?

Lucia Rodrigues Alves é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é Mestre em Linguística Aplicada à Educação pela PUC – SP.
É Educadora Google e Google Certified Trainer. Também é certificada como Multiplicadora em Educação Midiática.
Atualmente, faz parte do Conselho Executivo da maior associação de profissionais de língua inglesa do Brasil, o BRAZ-TESOL e é a Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Fundação Wadhwani, que oferece formações em Competências para a empregabilidade, em formato pro-bono, visando a inserção produtiva de jovens, jovens adultos e adultos.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

×