Alunos Protagonistas de Verdade!
Veja como fazer isso em sua sala de aula!
COMO VOCÊ DEFINIRIA UM 'ALUNO PROTAGONISTA' SEM USAR A PALAVRA 'PROTAGONISTA'?
Em uma live com este tema, percebemos a dificuldade de definir essa idéia. Depois de algumas trocas de ideias chegamos a uma sequência de palavras-chave.
VEJA AQUI ALGUMAS DELAS:
Então, vejamos alguns conceitos básicos sobre este tema:
Em qual das imagens acima você consegue visualizar melhor alunos em situação de protagonismo?
Vamos entender melhor comparando as idéias de ‘protagonista’ e ‘coadjuvante’.
Na maioria dos momentos e práticas de sala de aula, o aluno tem sido apenas coadjuvante, com papéis de ‘recebedor do conhecimento’, em um cenário muito passivo e não-criativo.
Para darmos espaço para alunos protagonistas, precisamos de práticas educacionais diferentes das existentes hoje como ‘aulas expositivas’ seguidas de ‘exercícios de fixação’.
O aluno protagonista está envolvido em atividades que demandem exercitar sua capacidade interpessoal e relacional com outras pessoas. Atividades que demandem troca de idéias e colaboração são muito interessantes.
Também é um aluno inserido em atividades que conjuguem o conhecimento com propostas de ação e criação. Os trabalhos com projetos e criações na linha ‘maker’ são muito úteis para atingir esse resultado.
O aluno protagonista toma decisão junto com o professor sobre como serão os desdobramentos das sequências de aulas ou fases consecutivas de projetos e atividades propostas pela disciplina.
Finalmente, para fazer com que os alunos assumam uma posição central em sala de aula, temos que inseri-los em momentos reflexivos, debates e troca de idéias. O uso de enquetes e pesquisa de opinião são formas bem simples de iniciar este tipo de trabalho.
MAS TEMOS QUE TOMAR CUIDADO:
Não queremos alunos em disputa com outros. No processo de protagonismo, podemos cair na cilada de gerarmos os ‘protagonistas’ e os ‘antagonistas’.
O desafio é gerar processos em que a colaboração seja incentivada; e não a competição.