Desconstruir comportamentos HATERS dos alunos
Que tal sairmos do desenvolvimento conteudista e ir para o desenvolvimento pleno?
Quais são as características de um comportamento HATER?
ACONTECEU UM COMPORTAMENTO HATER! E agora?!?
Esse é o grande dilema que enfrentamos. Os comportamentos Haters aparecem e sentimos que não estamos devidamente preparados. Surgem, às vezes, com os alunos que nem esperamos. E agora?
Finjo que não vi? Dou sermão?
O Aluno que está agindo de forma Hater
Este aluno age desta forma justamente porque não se percebe nesta posição. Por isso é que o ‘sermão’ funciona pouco. O aluno acaba achando que o professor é um chato ou que está implicando com ele.
Sem contar as situações em que, justamente, o que o aluno queria era quebrar toda a sequência da aula e ter todos os olhares e atenções para ele, e seu comportamento inconveniente.
Desenvolver competências socioemocionais ajudam?
Certamente ajuda! No quadro abaixo, podemos pensar em 4 desses pilares contribuindo para desconstruir comportamentos HATERS.
1. Engajamento com os outros: a preocupação com a manutenção do engajamento positivo com os demais deve servir de filtro para barrar comportamentos preconceituosos, abusivos, violentos ou constrangedores.
2. Amabilidade: o desenvolvimento e valores como Respeito e Empatia ajudam fortemente na construção de relacionamentos saudáveis e positivos entre os alunos.
3. Resiliência Emocional: em boa parte das situações em que o comportamento Hater se estabelece vemos há um problema de base: uma frustração, abuso, problemas emocionais, e intolerância ao estresse. O desenvolvimento da resiliência das crianças e adolescentes é uma ferramenta mágica.
4. Abertura ao novo: é essa competência que faz com que sejamos acolhedores de opiniões e posições diferentes da nossa.
O Socio Emocional em UMA disciplina ou em TODAS as disciplinas
É muito rico quando a escola cria trilhas de aprendizagem que dão foco total no desenvolvimento dessas competências.
Contudo, essa construção precisa transpassar pelo dia a dia dos alunos e sua vivência escolar.
Assim, todas as disciplinas precisam agregar em suas atividades um olhar para as questões socio emocionais.
É isso mesmo? Todos os professores trabalhando nesta área?
Principalmente, quando os educadores usam metodologias ativas como estratégia pedagógica para a condução do trabalho com seu conteúdo curricular, é fácil incluir esse trabalho transversal.