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Desconstruir comportamentos HATERS dos alunos

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Que tal sairmos do desenvolvimento conteudista e ir para o desenvolvimento pleno?

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Quais são as características de um comportamento HATER?

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ACONTECEU UM COMPORTAMENTO HATER! E agora?!?

Esse é o grande dilema que enfrentamos. Os comportamentos Haters aparecem e sentimos que não estamos devidamente preparados. Surgem, às vezes, com os alunos que nem esperamos. E agora?

Finjo que não vi? Dou sermão?

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O sermão, na maioria das vezes, não traz muitos resultados…
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O Aluno que está agindo de forma Hater

Este aluno age desta forma justamente porque não se percebe nesta posição. Por isso é que o ‘sermão’ funciona pouco. O aluno acaba achando que o professor é um chato ou que está implicando com ele.

Sem contar as situações em que, justamente, o que o aluno queria era quebrar toda a sequência da aula e ter todos os olhares e atenções para ele, e seu comportamento inconveniente.

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Desenvolver competências socioemocionais ajudam?

Certamente ajuda! No quadro abaixo, podemos pensar em 4 desses pilares contribuindo para desconstruir comportamentos HATERS.

1. Engajamento com os outros: a preocupação com a manutenção do engajamento positivo com os demais deve servir de filtro para barrar comportamentos preconceituosos, abusivos, violentos ou constrangedores.

2. Amabilidade: o desenvolvimento e valores como Respeito e Empatia ajudam fortemente na construção de relacionamentos saudáveis e positivos entre os alunos.

3. Resiliência Emocional: em boa parte das situações em que o comportamento Hater se estabelece vemos há um problema de base: uma frustração, abuso, problemas emocionais, e intolerância ao estresse. O desenvolvimento da resiliência das crianças e adolescentes é uma ferramenta mágica.

4. Abertura ao novo: é essa competência que faz com que sejamos acolhedores de opiniões e posições diferentes da nossa.

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O Socio Emocional em UMA disciplina ou em TODAS as disciplinas

É muito rico quando a escola cria trilhas de aprendizagem que dão foco total no desenvolvimento dessas competências.

Contudo, essa construção precisa transpassar pelo dia a dia dos alunos e sua vivência escolar.

Assim, todas as disciplinas precisam agregar em suas atividades um olhar para as questões socio emocionais.

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É isso mesmo? Todos os professores trabalhando nesta área?

Principalmente, quando os educadores usam metodologias ativas como estratégia pedagógica para a condução do trabalho com seu conteúdo curricular, é fácil incluir esse trabalho transversal.

Quer ver o treinamento completo? Clique abaixo...

Lúcia Rodrigues Alves

VAMOS NOS CONECTAR ?

Lucia Rodrigues Alves é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é Mestre em Linguística Aplicada à Educação pela PUC – SP.
É Educadora Google e Google Certified Trainer. Também é certificada como Multiplicadora em Educação Midiática.
Atualmente, faz parte do Conselho Executivo da maior associação de profissionais de língua inglesa do Brasil, o BRAZ-TESOL e é a Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Fundação Wadhwani, que oferece formações em Competências para a empregabilidade, em formato pro-bono, visando a inserção produtiva de jovens, jovens adultos e adultos.

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