BLOG

MODELOS AVALIATIVOS

CONSTRUINDO A ESCOLA DO FUTURO

MODELOS AVALIATIVOS-1

O QUE VOCÊ QUER ENSINAR ?

MODELOS AVALIATIVOS-2

DECOREBA NUNCA MAIS....

Quando éramos alunos, memorizar informações, dados, fatos e fórmulas era a coisa mais comum na vida escolar.

Mas o que queremos para nossos alunos?

O conhecimento precisa ser significativo e que não desaparecem da memória de curto prazo e, com isso, se transformem em saberes. Além disso, temos que desenvolver habilidades e competências: que dependem de experiências de aprendizagem e não de memorização.

A AVALIAÇÃO SOMATIVA

MODELOS AVALIATIVOS-3

Ela é justamente a que consideramos como o mais comum: ela “soma” tudo o que foi tratado durante as aulas de uma dada disciplina em um determinado espaço de tempo e verificamos se este volume de conteúdo foi “internalizado” pelo aluno e se o estudante consegue devolvê-lo ao professor sem consultar fontes ou anotações.

MODELOS AVALIATIVOS-4
MODELOS AVALIATIVOS-5

SIM! PODEMOS TER AVALIAÇÕES SOMATIVAS MAIS DINÂMICAS

Existem várias maneiras de construirmos modelos avaliativos que ainda checam aprendizagem, mas com composições diferenciadas, ajudando alunos que apresentam maneiras próprias de aprendizagem.

VEJA SÓ…

MODELOS AVALIATIVOS-6

AVALIAÇÃO FORMATIVA

MODELOS AVALIATIVOS-7

Este é o tipo de avaliação que tem por objetivo informar o professor, redirecionar percursos de aula e, principalmente, ajudar o aluno a APRENDER enquanto está envolvido nestas atividades diagnósticas.

Veja alguns exemplos…

MODELOS AVALIATIVOS-8

AVALIAÇÕES FORMATIVAS PRECISAM "VALER NOTA"? NÃO!

JÁ OUVIU FALAR EM AVALIAÇÃO POR RÚBRICAS?

MODELOS AVALIATIVOS-9

VEJAMOS UM EXEMPLO...

Você resolver propor um projeto em que os alunos montam um revista sobre a cultura japonesa.

As rúbricas são a grade de critérios que o alunos precisa observar no desenvolvimento de sua atividade. Veja algumas possibilidades de rúbricas para um projeto desta natureza…

MODELOS AVALIATIVOS-10
MODELOS AVALIATIVOS-11

VEJAMOS AQUI...

Se nosso projeto tiver 10 rúbricas e cada uma delas vale 1, 2, 3 ou 4 pontos, e um dos alunos acumula 33 pontos, é como se ele(a) tivesse conseguido a nota…

MODELOS AVALIATIVOS-12
MODELOS AVALIATIVOS-13

O PODER DA AUTOAVALIAÇÃO

MODELOS AVALIATIVOS-14
MODELOS AVALIATIVOS-15

Confie em seu aluno.

Eles são mais rígidos com eles mesmos do que nós. E a prática da autoavaliação faz o estudante constantemente buscar melhorar, comparando-se sempre consigo mesmo.

CONFIRA O TREINAMENTO COMPLETO

Lúcia Rodrigues Alves

VAMOS NOS CONECTAR ?

Lucia Rodrigues Alves é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é Mestre em Linguística Aplicada à Educação pela PUC – SP.
É Educadora Google e Google Certified Trainer. Também é certificada como Multiplicadora em Educação Midiática.
Atualmente, faz parte do Conselho Executivo da maior associação de profissionais de língua inglesa do Brasil, o BRAZ-TESOL e é a Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Fundação Wadhwani, que oferece formações em Competências para a empregabilidade, em formato pro-bono, visando a inserção produtiva de jovens, jovens adultos e adultos.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

×