MODELOS AVALIATIVOS
CONSTRUINDO A ESCOLA DO FUTURO
O QUE VOCÊ QUER ENSINAR ?
DECOREBA NUNCA MAIS....
Quando éramos alunos, memorizar informações, dados, fatos e fórmulas era a coisa mais comum na vida escolar.
Mas o que queremos para nossos alunos?
O conhecimento precisa ser significativo e que não desaparecem da memória de curto prazo e, com isso, se transformem em saberes. Além disso, temos que desenvolver habilidades e competências: que dependem de experiências de aprendizagem e não de memorização.
A AVALIAÇÃO SOMATIVA
Ela é justamente a que consideramos como o mais comum: ela “soma” tudo o que foi tratado durante as aulas de uma dada disciplina em um determinado espaço de tempo e verificamos se este volume de conteúdo foi “internalizado” pelo aluno e se o estudante consegue devolvê-lo ao professor sem consultar fontes ou anotações.
SIM! PODEMOS TER AVALIAÇÕES SOMATIVAS MAIS DINÂMICAS
Existem várias maneiras de construirmos modelos avaliativos que ainda checam aprendizagem, mas com composições diferenciadas, ajudando alunos que apresentam maneiras próprias de aprendizagem.
VEJA SÓ…
AVALIAÇÃO FORMATIVA
Este é o tipo de avaliação que tem por objetivo informar o professor, redirecionar percursos de aula e, principalmente, ajudar o aluno a APRENDER enquanto está envolvido nestas atividades diagnósticas.
Veja alguns exemplos…
AVALIAÇÕES FORMATIVAS PRECISAM "VALER NOTA"? NÃO!
JÁ OUVIU FALAR EM AVALIAÇÃO POR RÚBRICAS?
VEJAMOS UM EXEMPLO...
Você resolver propor um projeto em que os alunos montam um revista sobre a cultura japonesa.
As rúbricas são a grade de critérios que o alunos precisa observar no desenvolvimento de sua atividade. Veja algumas possibilidades de rúbricas para um projeto desta natureza…
VEJAMOS AQUI...
Se nosso projeto tiver 10 rúbricas e cada uma delas vale 1, 2, 3 ou 4 pontos, e um dos alunos acumula 33 pontos, é como se ele(a) tivesse conseguido a nota…
O PODER DA AUTOAVALIAÇÃO
Confie em seu aluno.
Eles são mais rígidos com eles mesmos do que nós. E a prática da autoavaliação faz o estudante constantemente buscar melhorar, comparando-se sempre consigo mesmo.